59. Vulnerabilidades de segurança
- Flavio Cesana
- 18 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Com computadores, smartphones e demais dispositivos sendo essenciais para empresas e pessoas, a área de tecnologia da informação passou a ter uma importância estratégica não só no mundo dos negócios. Sendo assim, conhecer os tipos de vulnerabilidades de TI mais comuns é fundamental para qualquer organização/ambiente.
Hardware antigo
É um erro comum que impacta até mesmo grandes empresas. Trabalhar com hardwares antigos afeta desde a produtividade, afinal essas máquinas em geral tendem a ser mais lentas, como também abre brecha para problemas que hardwares mais recentes não tem.
Software ultrapassado
A maior parte dos computadores afetados e do prejuízo causado, teria sido evitado se os softwares dessas máquinas tivessem sido atualizados para versões mais recentes. Hoje, mais do que nunca, é essencial manter sistemas operacionais de computadores, celulares e tablets atualizados em sua última versão.
Credenciais de segurança
A autenticação e a criptografia para acessar dados sensíveis são fundamentais. Embora muita gente saiba da importância de adotar senhas fortes e protegê-las adequadamente, poucos efetivamente fazem isso. Investir na autenticação em dois fatores é uma das saídas, além do backup regular criptografado dos dados.
Firewall e Antivírus
Sistemas mudam com frequência, bem como a capacidade de pessoas mal intencionadas de burlá-los, seja para roubar dados, seja para sequestrar uma máquina em troca de um pagamento. É por conta desse dinamismo que para diminuir riscos precisamos investir em sistemas de firewall e antivírus seguros e eficientes. Além disso, é necessário que esses sistemas sejam constantemente atualizados.
Falta de backup eficiente
No fim das contas, o backup é que vai garantir a integridade dos dados, caso haja algum problema e as coisas saírem errado. Manter backups em HDs e servidores físicos, pode ser um problema, já que se algo acontecer a esse tipo de mídia, todo o trabalho pode ser perdido. Para evitar vulnerabilidades de qualquer tipo, o ideal é manter um backup em nuvem, de preferência gerenciado por uma empresa que tenha responsabilidade em garantir a segurança dos seus serviços. (Fonte: Backup Garantido)
Comments