54. Novidades do Firefox
- Flavio Cesana
- 23 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2020

A nova versão 73 do navegador Firefox da Mozilla traz novidades em relação à segurança, acessibilidade e algumas correções de bugs.
Novo serviço DNS
O Firefox recebeu um novo protocolo de segurança, conhecido como DNS (Sistema de Nomes de Domínio) que procura resolver um problema fundamental de privacidade: a falta de criptografia usual das solicitações que fazemos para visitar um site. Na prática, o papel do DNS é bloquear anúncios, rastreadores e sites maliciosos de todos dispositivos suportados.
Por padrão, o recurso está desabilitado. Para ativar, acesse o Menu do Firefox > Opções > Geral > Configurações de Rede > Configurar conexão... > marque a opção Ativar DNS sobre HTTPS e selecione NextDNS.
Leitura mais confortável
- Zoom padrão: em versões anteriores do Firefox, o recurso de zoom precisava ser ajustado site por site. Na versão 73 é possível definir um nível padrão de zoom para utilizar em todos os sites. Para habilitá-lo, vá em Opções > Idioma e Aparência > Zoom padrão. Ainda é possível deixar o zoom apenas no texto, bastando marcar a opção correspondente.
- Modo de alto contraste: o Firefox 73 também coloca em prática uma solução de “legibilidade”, que coloca um bloco de cor de fundo entre o texto e a imagem de fundo. O recurso também é muito bem-vindo para usuários com problemas de visão que deixam o Modo de alto contraste ativo (para tornar os sites mais legíveis). Antigamente, o Firefox desabilitava as imagens de plano de fundo quando o recurso do Windows era ativado.
Outras melhorias
Além das funções citadas acima, o Firefox 73 corrigiu vários bugs do sistema, aprimorou a qualidade do áudio ao reproduzi-lo mais rápido ou mais lento que o normal, e agora passará a solicitar que você salve logins apenas se um campo de um formulário for modificado.
Comments