Vantagens da montagem de um PC Desktop
Em relação aos notebooks, um computador Desktop só perde em portabilidade e espaço ocupado. Em todos os outros quesitos, a vantagem é enorme. Aqui, além dos portáteis, podemos incluir para efeito de comparação os “All-in-one” e até mesmo os micros Desktops já prontos de fábrica (os chamados computadores de prateleira, cuja oferta diminuiu bastante nos últimos anos).
Vamos deixar claro que notebooks e tablets são sem dúvida ferramentas essenciais na vida moderna das pessoas, porém, enquanto os desktops forem mais baratos, mais poderosos e mais versáteis, sempre terão espaço na era digital.

-
Escolha dos componentes sob medida em função da utilização que será dada ao novo computador (tipo de processador, quantidade de memória, tamanho do disco, potência da fonte, etc.).
-
Preço inferior se compararmos os mesmos componentes básicos existentes. Isso se deve ao grau de miniaturização e complexidade na montagem de um notebook.
-
Os desktops são mais poderosos que os equivalentes portáteis, pois com maior espaço interno podem utilizar fontes de alimentação maiores, maior nº de ventoinhas ou sistema de refrigeração líquida e consequentemente suportam “overclocks” para operar em frequências maiores do que aquelas para os quais os processadores foram projetados.
-
Os discos rígidos utilizados nos notebooks podem até ter a mesma capacidade, porém são 33% mais lentos que os HDs dos computadores desktops (5400 contra 7200 rpm).
-
Inúmeras possibilidades de upgrades / atualizações que proporcionarão uma vida útil muito maior que qualquer notebook terá.
-
Para o desktop podemos escolher uma tela (monitor de vídeo) do tamanho que seja apropriado ou mais confortável para uma utilização específica. Vamos lembrar que os notebooks em geral possuem uma tela de no máximo 15,6”.
-
Quase sempre os desktops possuem maior número de conexões/portas de entrada para plugar uma infinidade de periféricos / dispositivos adicionais.
-
Possibilidade de rodar jogos com gráficos sofisticados graças à inclusão de placas de vídeo de alto desempenho. Em alguns casos, requerem até 3 slots de expansão livres e até 2 conectores de força provenientes da fonte de alimentação, o que seria impossível de obter num notebook, por mais sofisticado e caro que possa ser.
-
Todo desktop permite criar conteúdo de forma eficiente, ou seja, utilizando teclado, mouse e monitor apropriados ao trabalho mais “pesado”. Para quem passa o dia trabalhando num computador, quer seja digitando textos, elaborando planilhas, editando fotografias / filmes ou qualquer outra atividade de forma intensa, a diferença de produtividade / conforto a favor do desktop é evidente.
-
A manutenção num desktop é mais fácil e muito mais barata, devido à grande intercambiabilidade de peças / componentes existente.
-
Os computadores de mesa são mais seguros, tanto do ponto de vista de quedas acidentais quanto de roubo.
Descrição das etapas executadas na montagem
(Alguns diferenciais em vermelho)
A montagem em si não é o segredo nem o mais difícil da operação toda. A fase que antecede a montagem, ou seja, a escolha dos componentes corretos para montar um computador é que demanda os maiores cuidados. Por uma questão de redução de custos, muitas empresas ou "profissionais" acabam montando equipamentos com memória insuficiente ou de velocidade inferior, processadores de gerações passadas, discos lentos ou de baixa capacidade, gabinetes com refrigeração interna inadequada, fontes de alimentação subdimensionadas, sistema operacional alternativo (tipo Linux ou FreeDOS) ou licença do Windows já em uso (não permite ser ativada) e por aí afora.
Os principais componentes avaliados são: placa-mãe, processador, cooler, memórias, discos rígidos, unidades SSD, unidade ótica, placa de vídeo, fonte de alimentação, gabinete, monitor, teclado, mouse e caixas de som.

-
Seleção de todos os componentes para a montagem de um computador equilibrado. Nessa etapa, além do contato com o cliente para saber qual sua real necessidade e de quanto está disposto a investir no novo computador, são analisados mais de 100 parâmetros técnicos para garantir que todos os componentes sejam compatíveis entre si e funcionem de maneira otimizada. Devem ser capazes de atingir seus desempenhos máximos, sem os conhecidos “gargalos” de hardware (às vezes existentes até em computadores de marcas famosas).
Obs.: Os principais parâmetros analisados constarão do relatório que será elaborado para aprovação do pedido junto ao fornecedor. Veja alguns exemplos abaixo:
- Processador: tipo de soquete, clock dinâmico, TDP, geração, cache, cooler e controlador de vídeo integrado.
- Placa-mãe: compatibilidade física, elétrica e lógica com o processador, quantidade de slots de expansão, conectores para ventoinhas, portas SATA/USB, slots padrão M.2, tipo de capacitores e conectores de alimentação.
- Memória RAM: tecnologia, velocidade, latência, formato e capacidade máxima.
- Placa de vídeo: fabricante, capacidade de memória, tecnologia, interface, nº de núcleos, clocks e tipo de conectores.
- Unidade SSD: tecnologia, formato, velocidades de leitura/gravação, protocolo de comunicação, MTBF e TBW.
- Fonte de alimentação: potência, eficiência (certificação 80 Plus), proteções existentes, quantidade e tipos de cabos e conectores, tipo universal (full range), circuito PFC ativo e tipo de ventilação.
- Gabinete: formato, compatibilidade, nº de baias, conectores e ventoinhas.
-
Dimensionamento correto da fonte de alimentação (potência), para suportar todos os componentes que serão instalados bem como uma previsão para futuras expansões.
Obs.: Este componente costuma ser negligenciado tanto pelo fabricante/montador como pelo próprio usuário, ou você já viu alguém perguntar ao vendedor qual a potência e marca da fonte? Saiba que muitos problemas que ocorrem com o computador são causados por uma fonte de má qualidade ou subdimensionada. (Por exemplo, consumir mais energia do que o necessário, travar, reiniciar do nada, provocar baixo desempenho da placa de vídeo e do processador ou até ocasionar danos aos componentes sensíveis do computador.) -
Compra, rastreamento, recebimento e registro de todos os componentes em planilha específica do cliente, contendo entre outros, descrição completa, nº de série, fabricante, modelo, período de garantia, nº do pedido, datas de compra / recebimento / NFe. Esse registro será de grande valia quando o cliente resolver fazer qualquer tipo de upgrade no computador.
-
Montagem propriamente dita, seguindo todas as recomendações dos fabricantes e dicas dos maiores especialistas da área (local com aterramento elétrico, luvas antiestáticas e ferramentas apropriadas para o serviço).
-
Instalação e ativação do sistema operacional Windows 11 original (nada de pirataria como fazem muitos montadores irresponsáveis).
-
Atualização do BIOS (Placa-mãe), firmwares e drivers de todos os componentes instalados.
-
Testes gerais de estabilidade e desempenho de todo o sistema, utilizando softwares específicos de manutenção.
-
Configurações, personalizações e otimização geral do sistema operacional.
Condições gerais (somente para a cidade de São Paulo)
Nossos serviços começam já no primeiro contato com o cliente, onde são apresentados os componentes e suas especificações para a montagem do computador. Na sequencia é elaborado um relatório técnico-econômico contendo um descritivo geral dos parâmetros analisados e preços de todos os componentes a serem adquiridos. Cabe ressaltar que não incluímos nenhum adicional sobre os preços dos componentes de hardware ou software, aliás, estes serão pagos diretamente pelo cliente ao fornecedor.
-
A 1ª fase inclui os serviços de análise, seleção e apresentação de relatório contendo aspectos técnicos avaliados e orçamento prévio para aprovação do cliente.
-
Via de regra, as compras são feitas através do maior e-commerce de tecnologia da América Latina, onde selecionamos apenas componentes de 1ª linha, acompanhados das respectivas notas fiscais, números de série, garantias e todo o suporte que se fizer necessário a partir do momento em que o pedido é disparado.
Obs.: Excepcionalmente, devido a promoções de época, um ou outro componente poderá ser adquirido de outro fornecedor, porém sempre respeitando todas as condições já mencionadas. -
A forma de pagamento mais vantajosa tem sido via boleto, cujo pagamento deverá ser feito pelo cliente até a data de vencimento. Dependendo do fornecedor, outras formas de pagamento poderão ser disponibilizadas, ficando a critério do cliente optar por uma ou outra (trabalhamos com total transparência).
-
Todas as embalagens originais, manuais, CDs e acessórios que acompanham os componentes são conservadas e entregues ao cliente após a montagem final, até mesmo para comprovar a procedência / autenticidade dos componentes adquiridos.
-
A MicroAcesso Informática não é responsável por problemas que possam surgir na entrega dos produtos (demora, produto errado ou danificado), mesmo assim dará todo o suporte para encaminhar uma solução adequada para cada caso. A garantia dos produtos (componentes e software) será dada inicialmente pela loja fornecedora e, depois do prazo estipulado pelo código do consumidor, diretamente pelo fabricante (podendo chegar até a 5 anos, dependendo do componente).
-
A 2ª fase inclui os serviços de recebimento / checagem / registro dos componentes, montagem do computador, atualizações / configurações, testes gerais de desempenho / estabilidade do sistema e entrega final.
-
Serviços complementares tais como backup de dados antigos, transferência de dados de trabalho para o novo micro ou instalação de outros softwares (aplicativos, utilitários, jogos, antivírus, etc.), caso solicitados, serão cobrados à parte.