50. Diferenças entre HD e SSD
- Flavio Cesana
- 2 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Os computadores atuais utilizam basicamente dois tipos de unidades de armazenamento de dados: os discos rígidos (HDD - Hard Disk Drive) e as unidades SSD (Solid State Drive). Enquanto o disco rígido emprega discos e mecanismos eletromecânicos para o seu funcionamento, portanto mais susceptível a falhas/quebras, o SSD usa componentes eletrônicos (memórias flash similares aos pendrives), o que o torna muito mais rápido e silencioso, além de esquentar menos e apresentar baixo consumo de energia.
1- APLICAÇÃO: o disco rígido ainda é a principal unidade de armazenamento do computador, onde instalamos o sistema operacional, programas e dados de trabalho. Com a constante queda de preço das unidades SSD, estas têm sido usadas em sistemas já existentes, como unidades adicionais ou mesmo substituindo os antigos discos rígidos. Em novos computadores, comprados prontos ou montados sob encomenda, o recomendável é utilizar o SSD como principal ou único meio de armazenamento disponível. Para guardar enormes quantidades de dados (filmes, músicas, fotografias etc.) o melhor são os discos rígidos, devido à grande capacidade e ao baixo custo por gigabyte armazenado. Agora, quando falamos em alto desempenho e menor consumo de energia, os SSD são imbatíveis. Portanto, é bastante comum (mesmo em novos computadores) existirem as duas formas de armazenamento no mesmo equipamento, aliando desempenho de um lado e grande capacidade de outro. 2- CAPACIDADES: os discos rígidos atuais possuem 500GB, 750GB, 1, 2 ou até 4TB de capacidade total, enquanto os SSD mais usuais são de 128, 256, 512GB ou 1TB.
3- DESEMPENHO: uma unidade SSD comum é 10x mais rápida que um HD convencional, tanto na leitura como na gravação de dados, podendo ser 20x mais rápida no caso de conexões padrão M.2 (existentes em placas-mãe modernas, tanto em notebooks quanto em desktops). Testes comparativos reais > Tempo de boot/inicialização do sistema (Windows): HD 1min20”, SSD 25” > Tempo de abertura de um programa mais “pesado” (Photoshop): HD 2min, SSD 15” > Carregamento de um game (GTA V): HD 1min05”, SSD 30” > Transferência interna de muitos arquivos: HD 6min20”, SSD 1min40”
4- PREÇOS: apenas para comparação, os preços atuais de mercado para uma unidade de 1TB são: HD em torno de R$ 220,00 e SSD por volta de R$ 640,00. Lembramos que, como a diferença ainda é grande, muitos usuários optam por um SSD de baixa capacidade para funcionar em conjunto com o HD tradicional (Sistema operacional e programas no SSD, dados em geral no HD). Cada caso deve ser avaliado em função do tipo de aplicação a ser implementada.
OBS.: Todos os computadores Desktops montados pela MicroAcesso Informática já vêm com unidades SSD de alto desempenho incorporadas ao sistema.
Comments