57. Windows10 - Atualização Maio 2020
- Flavio Cesana
- 26 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2020

Desde o lançamento do Windows 10 em julho de 2015, apesar do nome continuar sendo Windows 10, a Microsoft vem realizando pelo menos duas grandes atualizações de versão por ano. A mais recente, chamada de “May 2020 Update”, foi divulgada recentemente e começou a ser disponibilizada para todos os computadores. Esse processo pode levar semanas ou meses, dependendo das especificações e condições de cada computador.
Apresento a seguir as principais novidades desta que é a versão de nº 2004 do Windows 10. (Apenas como referência, a versão atual é identificada internamente como sendo a de nº 1909, como pode ser verificado digitando o comando winver na barra de pesquisas.)
Imagem do Sistema direto da nuvem: possibilidade de fazer o download de uma nova imagem do sistema sempre que for necessário formatar o computador, garantindo que a “limpeza” seja feita corretamente e diminuindo os riscos de usar uma imagem local, que poderia estar corrompida e comprometer todo o sistema.
Novas opções de controle de rede: permite monitorar melhor o que está conectado à rede e mudar as propriedades rapidamente. O Windows 10 também deixa mais explícito quantos dados cada conexão utilizou nos últimos 30 dias.
Mudanças na Cortana: agora, a assistente pessoal do Windows 10 passou a ser um aplicativo separado com uma interface de chat para realizar tarefas e trazer informações da Web. Pode inclusive ser deslocada da barra de tarefas, proporcionando maior flexibilidade.
Interface de Pesquisa melhorada: o corretor ortográfico entenderá comandos com pequenos erros de digitação. Clicando na barra de pesquisas aparecerão quatro opções de pesquisa rápida na Web: previsão do tempo, principais notícias, hoje na história e novos filmes. (Obs.: talvez nem todas as pesquisas já estejam disponíveis para o Brasil)
Novos recursos no Gerenciador de Tarefas: em Desempenho, agora podemos monitorar a temperatura da placa de vídeo (GPU), desde que tenha suporte ao recurso WWDM 2.4 ou superior. Na mesma aba, outra novidade é a informação do tipo de disco (SSD, por exemplo), útil para quem possui mais de uma unidade de armazenamento.
Windows Hello: nova opção que dá maior segurança na hora do login no Windows, consistindo numa autenticação biométrica (Exigir entrada com o Windows Hello para contas Microsoft).
Personalização do Cursor de texto e Ponteiro: podemos alterar o tamanho, espessura e cor para melhor visualização.
Novos Kaomojis: acessíveis pelo atalho tecla Windows + “.” (ponto).
Melhorias na Game Bar: atalho tecla Windows + “G”
Processamento automático com dispositivos Bluetooth: o recurso chamado Swift Pair, presente em alguns dispositivos da Microsoft, já era reconhecido pelo Windows 10, mas exigia que o usuário entrasse nas configurações para terminar o processo. Agora ficou mais simples, tudo acontece numa notificação que exibe, quando possível, o nome e categoria do aparelho (teclado, fone de ouvido, etc.).
Indexador da busca: perderá automaticamente a prioridade ou será encerrado quando o uso da CPU ultrapassar 80%, o uso do disco passar de 70% ou quando o modo de economia de bateria estiver ativado.
Áreas de trabalho virtuais: agora podem ser renomeadas, até com emojis, bastando clicar no nome e digitar um novo texto.
Captura e Esboço: consegue capturar a imagem de uma janela específica, ao invés da tela inteira. Além disso, permite dar zoom para ajudar na hora de deixar anotações.
Calculadora: agora podemos manter o aplicativo Calculadora por cima de tudo.
Bloco de Notas: algumas pequenas, mas poderosas melhorias foram introduzidas no aplicativo Bloco de Notas. Agora, temos o recurso de localização/substituição, zoom rápido do texto e, quando vir um asterisco na barra de título, saberá que possui alterações não salvas.
Telefone: agora podemos fazer, receber ou responder mensagens de texto às chamadas telefônicas diretamente no PC, sem ter o telefone Android ao lado. Isso não é tudo, com o aplicativo Telefone, podemos verificar notificações e obter acesso instantâneo às fotos e aplicativos do smartphone por meio da tela e do teclado do computador.
Narrador: os sons do Narrador foram renovados e agora são mais funcionais e responsivos. Há também um novo comando para resumir uma página da web e algumas melhorias na leitura da tabela. Além disso, o Narrador começará automaticamente a ler páginas da web e e-mails (quando eles forem abertos no Outlook ou no aplicativo Mail).
Lupa: o aplicativo possui uma nova capacidade de manter o cursor de texto no centro da tela, facilitando a digitação.
Modo Tablet: ganhou alguns ajustes como o espaço maior entre os ícones da barra de tarefas, a mudança do Windows Explorer para o layout otimizado para toque e o teclado virtual que aparece quando tocamos em campos de texto.
Controle da largura de banda para baixar atualizações: na versão anterior o sistema permitia apenas controlar uma porcentagem da capacidade total. Agora, podemos definir um valor específico em Mb/s.
Bloqueio de aplicativos potencialmente indesejados: quando baixamos aplicativos, nem sempre é óbvio o que estamos recebendo. Alguns aplicativos podem exibir publicidade inesperada, usar o PC para criptografia ou fazer outras coisas indesejadas.
Configurações de idioma: podemos definir um idioma diferente para o Windows, aplicativos e Websites, formato de região, teclado e fala.
Novo navegador Edge: utiliza o “motor” Chromium, similar ao Chrome, Opera e tantos outros, oferecendo um desempenho bastante melhorado.
Subsistema Linux para Windows: ganhou uma nova versão (WSL 2) que tem maior desempenho e compatibilidade por usar um kernel Linux. A 1ª versão tinha um kernel da Microsoft, que ficava traduzindo as APIs de um sistema para outro.
留言