top of page

45. Dicas de uso do Google Maps

  • Foto do escritor: Flavio Cesana
    Flavio Cesana
  • 23 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

O Maps é uma das ferramentas mais versáteis e úteis já criadas pela Google. Mais do que simplesmente exibir mapas de ruas, ele também traça rotas de trânsito (origem e destino), mostra o tráfego real da região, indica lugares para visitar, fornece orientações de transporte público e outras funcionalidades menos conhecidas. Pensando nisso, apresentamos alguns recursos que talvez você nunca usou ou sequer sabia que existiam:

  1. Lembrar o local de estacionamento do seu veículo: ao estacionar, toque no ícone azul que indica sua localização no mapa e escolha a opção Salvar estacionamento. O local marcado aparecerá com um ícone contendo a letra “E” ou a indicação “Você estacionou aqui”.

  2. Navegar off-line: se você consulta uma mesma área com frequência ou quer economizar sua franquia de dados da operadora, saiba que dá para fazer o download de áreas do mapa para uma navegação off-line, ou seja, sem acesso à Internet (Rede móvel ou WiFi). O recurso também é útil no caso de uma viagem onde o sinal é fraco ou vive caindo. Para tanto, tocar no ícone do menu (representado por 3 linhas horizontais) e depois na opção Mapas off-line.

  3. Evitar multas de rodízio: tocar no botão do menu, depois em Configurações, Configurações de navegação e na opção “Evite multas de rodízio”. A seguir, selecione o final da placa do seu carro e pronto. As próximas rotas serão alternativas para evitar as áreas proibidas.

  4. Comparar os preços de uma corrida de táxi: em Rotas, tocar no ícone do passageiro acenando e selecionar o serviço desejado para obter uma estimativa de preço dos aplicativos de transporte Uber, Cabify e 99 Táxis. Efetive a chamada tocando no botão “ABRIR APP”.

  5. Medir distâncias exatas entre dois ou mais pontos: esse recurso vale mais para fins de curiosidade ou, por exemplo, para quem faz caminhadas a pé ou percursos de bike e deseja saber a distância percorrida. Segurar com o dedo o ponto inicial e deslocar o mapa para cobrir os demais pontos. Na versão do Maps para computador, clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto inicial e depois nos demais pontos até completar o circuito desejado.

  6. Modos de visualização: além do tradicional Mapa, que mostra o desenho e os nomes das ruas, existem ainda os modos Satélite (visão da cidade do alto), Relevo (destaca a diferença de relevo, pontos mais altos ou regiões planas) e o Street View (visão real das fotos capturadas pelos carros da Google, atualizadas de tempo em tempo).


Comentarios


2025 MicroAcesso Informática ®
bottom of page